Rádio e Jornal

Na realidade nosso projeto é um Projeto de Educomunicação ( comunicação na Educação ). Nossa intenção é realmente conseguir fazer a comunicação na escola através de Rádio, Jornal Impresso e Jornal Mural.
Nossos encontros são de 5ª feira das 13:40 às 15:10 hs. Nosso tempo é muito corrido. Por isso temos que ter um outro meio de comunicação : Internet  ( Blog, Face book, e-mail, etc ).
As turmas são divididas. A turma da Rádio, do Jornal Impresso, do Jornal Mural.

Turma da Rádio
Selecionamos as notícias já durante a semana , as músicas que serão tocadas no Recreio já são escolhidas antecipadamente. Temos o responsável pela escolha da música, aquele que baixa as músicas e coloca no arquivo de músicas. Temos os alunos que fazem a parte da programação escrita para que seja lida na hora da gravação. E por fim temos os responsáveis pela mesa de gravação. Que são os alunos que montam o programa.
E quando o programa está pronto, alguns alunos de acordo com o seu recreio, ficam  responsáveis por colocar o cd pra tocar.
Por fim temos os alunos que publicam o podcast.
Responsável pelo projeto :  Célia ( POIE)

Turma do Jornal Impresso
Todos os alunos acabam participando indiretamente do jornal impresso através dos trabalhos na sala de informática. Ex. Se surgem alguns textos interessantes que servem para  o Jornal , são salvos na pasta do Jornal para serem avaliados pela equipe de redação do Jornal.
A equipe de redação vai fazendo a montagem do Jornal durante o bimestre e buscando mais notícias à medida em que os espaços gráficos vão pedindo.
Depois de pronto e corrigido pelos alunos, o Jornal passa pelo Prof. Eduardo ( da Sala de Leitura ) para a última correção.
Corrigido, vamos à impressão. Os alunos ajudam durante o tempo da impressão e montagem do Jornal. Finalmente , a equipe vai em todas as salas do período da manhã para a entrega dos Jornais.
Responsáveis pelo Projeto : Célia ( POIE) e Eduardo ( Sala de Leitura )

Turma do Jornal Mural
Eles selecionam as matérias que vão para o jornal mural e fazem  a impressão e arte. Trocam semanalmente as notícias que têm datas específicas e mantém matérias como poesias, outras informações , etc  e somente trocam depois de um certo tempo de exposição.
Assim que as matérias são impressas ou escritas, a turma do Jornal Mural desce para fazer a troca no Mural.

Célia ( POIE) e Eduardo ( Sala de Leitura )





3 comentários:

Matheus H. e Luiz F disse...

Não sou do jornal más queria ser e que tivesse um das 5° séries tomara que tenha


Matheus Henrique, Luiz Fernando
5°A

Nayara, Luana e Nathalia disse...

Nós participamos do jornal mural, é um projeto maravilhoso!! Com ele podemos saber notícias da escola e até mesmo do mundo. =D
Nayara, Luana e Nathalia 7ºC

Kelly de Oliveira - 7ªC disse...

Gostei muito do jornal da escola porque ele traz muitas notícias da grande São Paulo, poesias e as novidades da escola. Já o projeto da Rádio, eu gostei porque ele além de trazer a música na hora do intervalo, ás vezes, ele traz notícias da escola.

Qual seleção vencerá a Copa da África?

Ou