quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A árvore generosa



A Árvore generosa
Do original de Shel Silvertein, Adaptado por Fernando Sabino

Era uma vez uma Árvore que amava um Menino.

E todos os dias, o Menino vinha e juntava suas folhas.
E com elas fazia coroas de rei.
E com a Árvore, brincava de rei da floresta.

Subia em seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos!

Comia seus frutos.
E quando ficava cansado, o Menino repousava à sua sombra
fresquinha.

O Menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz!

Mas o tempo passou e o Menino cresceu!
Um dia, o Menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus
galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"

"Estou grande demais para brincar", o Menino
respondeu. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum
dinheiro que possa me oferecer?"

"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro.
Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade,
então terá o dinheiro e você será feliz!"

E assim o Menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e
levou-os embora.

E a Árvore ficou feliz!

Mas o Menino sumiu por muito tempo...
E a Árvore ficou tristonha outra vez.

Um dia, o Menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a
sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu
tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz".

"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o
menino.
"Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos, pra isso é
preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me
oferecer?"

"Eu não tenho casa", a Árvore disse. "Mas corte meus
galhos, faça a sua casa e seja feliz."

O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os
embora pra fazer uma casa.

E a Árvore ficou feliz!

O Menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no
dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria
tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "Venha brincar!"

"Estou velho para brincar", disse o Menino, "e estou
também muito triste."
"Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe.
Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"

"Corte meu tronco e faça seu barco", a Árvore disse.
"Viaje pra longe e seja feliz!"

O Menino cortou o tronco, fez um barco e viajou.

E a Árvore ficou feliz, mas não muito!

Muito tempo depois, o Menino voltou.

"Desculpe, Menino", a Árvore disse, "não tenho mais
nada pra te oferecer. Os frutos já se foram."

"Meus dentes são fracos demais pra frutos", falou o
Menino.

"Já se foram os galhos para você balançar", a Árvore
disse.

"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.

"Não tenho mais tronco pra você subir", a Árvore disse.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o Menino.

"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe
oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu
sou apenas um toco sem graça. Desculpe..."

Já não quero muita coisa", disse o Menino, "só um lugar
sossegado onde possa me sentar, pois estou muito
cansado."

"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria."
"Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra
sentar e descansar."
"Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."

Foi o que o Menino fez. E a Árvore ficou feliz!

A AMIZADE É UM SENTIMENTO QUE SE LEVA PARA SEMPRE...


23 comentários:

Anônimo disse...

Percebemos que no texto a amizade fala mais alto mesmo quando somos lembrados somente quando necessitam de algo que nós podemos oferecer! Isso mostra, que temos que dar a valor em toda amizade existente, pois isso pode cansar um dia.
Uma amizade quando verdadeira sempre há generosidade, sinceridade, compreensão... Ás vezes até demais a ponto de esquecermos de nós mesmo!
Por isso dê muito valor as suas amizades, ajude sempre que seus amigos precisarem, pois um dia precisará deles ao seu lado, não somos donos do dia de amanhã!
Amizade sim é uma das melhores coisas que acontece na vida.

Ananda Sayuri Cardoso Yoshii
Vitória Camini Jorge
Série: 8ªC

Anônimo disse...

Eu perecbi que nesse texto a ávore sempre quis ajudar o menino mas o menino nao fica feliz, e a árvore sempre ficava feliz em ajudar, até que o menino desgastou tanto que a árvore se quebrou mas mesmo assim a ávore ficava feliz em ajudar.
Eu poderia colocar no lugar da árvore os nossos pais porque eles sempre dão o que a gente quer mas nós numca ficamos felizes.

Rafael SZczepkowski 7c

Anônimo disse...

EU ENTENDI QUE O TEXTO É UMA COISA DA AMIZADE COMO SE FOSSE DE UMA PESSOA QUE GOSTA DA OUTRA, VOCÊ A COMPREENDE PORQUE A VERDADEIRA AMIZADE VOCÊ NUNCA ESQUECE. É PARA SEMPRE.NÓS SOMOS PESSOAS QUE TEMOS SENTIMENTOS. GOSTAMOS, AGIMOS E AMAMOS.

JESSICA APARECIDA AGUIAR VASQUES - 7ªC

Anônimo disse...

No texto da árvore generosa, eu percebi que tudo que o menino pedia a árvore generosa com alegria ela dava.
Depois o menino cresceu e não deu a mínima importância.
É assim que somos nós.
Essa árvore nós podemos comparar a os nossos pais.

Michael

Anônimo disse...

Comentário sobre o texto
“A árvore generosa”


A generosidade é uma palavra muito rara nas pessoas . Mas ainda existem pessoas que podem lhe estender a mão!

Mas as pessoas que sempre irão nos dar a mão quando precisarmos são da nossa família!!

Por exemplo: nossos pais passam meses trabalhando para nos dar teto para morar,comida na mesa etc...

Como a árvore eles sempre estão tentando nos fazer felizes.


Karla e Camila 7ª B

Anônimo disse...

Arvore comentário


Acho que este texto tem tudo a ver com os pais tentando agradar seus filhos , mas eles sempre estão querendo mais.
Não estou falando que somos mau agradecidos mas sim que nós não reconhecemos os esforços e os sacrifícios que fazem para nos agradar.


Vitória helena 7ªb

Anônimo disse...

Acho que este texto tem tudo a ver com os pais tentando agradar seus filhos , mas eles sempre estão querendo mais.
Não estou falando que somos mau agradecidos mas sim que nós não reconhecemos os esforços e os sacrifícios que fazem para nos agradar.


Vitória Helena 7ªb

Unknown disse...

Comentário sobre o texto
“A árvore generosa”


A generosidade é uma palavra muito rara nas pessoas . Mas ainda existem pessoas que podem lhe estender a mão!

Mas as pessoas que sempre irão nos dar a mão quando precisarmos são da nossa família!!

Por exemplo: nossos pais passam meses trabalhando para nos dar teto para morar,comida na mesa etc...

Como a árvore eles sempre estão tentando nos fazer felizes.


Karla e Camila 7ª B

Anônimo disse...

Oi galera



Eu entendi do texto que ele é um tipo de amigo que só pensa nele mesmo, e só quando está precisando vai pedir ajuda aos " amigos ".
Quando há uma amizade verdadeira sempre estamos juntos em qualquer situação com nossos amigos, não importa se está no momento bom ou em um momento ruim, o importante é que quando precisamos deles eles sempre estarão ali para ajudar !
Por isso para mim " AMIZADE NÃO TEM PREÇO ! "


Maria Vitória Ap. O. Silva
Samira Jesus Macedo
Série : 5ª C

Anônimo disse...

Na nossa opinião achamos que o menino não dava valor pra árvore, ele só visitava a árvore por interesse.

Caroline Barbosa & Renata de Jesus
Série: 8ªA

Anônimo disse...

Esse texto representa uma grande amizade entre uma árvore e um humano sendo assim, que serve de exemplo para todas as amizades e que melhore cada vez mais!!


Everton
Antonio

Anônimo disse...

Quando lemos esse texto aprendemos que uma grande amizade não pode ser esquecida, por mais que o tempo passe. Quando a amizade é verdadeira ela vence barreiras e dificuldades.

Amanda Siqueira;
Liliane Aparecida;
Bruna Camila.

8ªA

Anônimo disse...

Eu achei muito chato e mentiroso além de infantil demais para a 8° série ou sétima. pô uma árvore que pensa e fala. até para istórias infantis, é muito infantil muito besta.
Esse é um comentário sincero, não falso como o da maioria.

josé gonzaga 8ªA

Anônimo disse...

A amizade tem que ser eterna mesmo longe o perto não importa onde esteja.

nome:Taina Ap. e Jiliana Santana serie:8ªA

Anônimo disse...

o texto fala sobre a amizade e que a gente deve preservar a natureza








nome:Kennedy e Michael

diogo disse...

Diogo Henrique e Luan Max
Bom, esse texto transmitiu que uma
boa amizade dura mais do que todas as coisas que existem mas é só você acreditar em si mesmo e em seu amigo...

Anônimo disse...

Assim devemos cuidar de certas coisas e não mata-las ou destrui-las , Pense bem antes de fazer isso porque uma hora você vai precisar !

Anônimo disse...

O texto é bem interesante, a árvore que gostava de um menino.
Achei o texto bem legal.

Renan 8ªB

Anônimo disse...

No texto percebi que a amizade vence todas as barreiras, a amizade é para a vida toda.
Esse texto serve de exemplos para inúmeras pessoas.

Matheus das Mercês 7°A

Anônimo disse...

percebemos que esse texto mostra realmente a vida real,como ele é.Que tem muita gente boa nesse mundoe que a gente tambem pode ser um deles!



stefany e ester 7ªA

antonio e giovanni disse...

eu achei um texto legal porque a árvore dava um monte de coisa pro menino e também o menino gostava dela e que ela tambem gostava dele.

TAINARA E JACQUELINE disse...

EU ACHEI O TEXTO MUITO IMPORTANTE QUE NÓS PERCEBEMOS MUITAS AMIZADES
TAINARA E JACQUELINE 5B

TAINARA E JACQUELINE disse...

EU ACHEI O TEXTO MUITO IMPORTANTE QUE NÓS PERCEBEMOS MUITAS AMIZADES
TAINARA E JACQUELINE 5B

Qual seleção vencerá a Copa da África?

Ou