quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)



Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.



Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



Carlos Drummond de Andrade

25 comentários:

Daniela disse...

Comentário sobre o texto – Receita de Ano Novo

O texto retrata o pensamento de um poeta de como deve ser feito um ano novo cheio de paz e prosperidade...
Eu concordo plenamente com o poeta...
Eu acho que para nós termos um ano de paz, primeiro a paz tem que vir de dentro da gente...
No interior de cada um, se todas as pessoas tivessem paz dentro de si, o mundo estaria completamente diferente!!!

Daniela Rocha Garcia nº08 8ªA

jorge e iuri disse...

eu achei a receita de ano novo um tanto quanto interessante logo no começo quando diz: Para você ganhar um belíssimo ano novo Cor do arco-íris, ou da cor da sua paz.só isso ja fez o texto ser interessante.

JÉSSICA CRISTINA DE OLIVEIRA disse...

ESTE TEXTO FALA MUITO SOBRE PAZ QUE A VIDA DE TODOS TENHAM TUDO AQUILO QUE SONHAM EU ACHEI ÓTIMO.


JÉSSICA CRISTINA DE OLIVEIRA 8B

Anônimo disse...

Eu achei essa receita muito interassante.Em fim eu adorei.




maria eduarda

karla disse...

texto é uma lição de como começar realmente um ano novo!
gostei,é bastante interessante!

gabriela -8b disse...

achei o texto bem legal porque fala sobre o ano novo que um dia especial para as pessoas para festejar e comemorar


nome-gabriela carhuani cruz 8-b

karla disse...

o texto nos ensina como começar o ano novo realmete.
Gostei,o texto é bastante interessante!

Letícia . disse...

     Ah! eu achei muito bonito e criativo esse homem é mesmo um grande poeta.

Roberta disse...

Essa receita é boa para quem quer começar o ano novo economizando
e de bem com a vida.

isabela 8b disse...

eu achei bem legal por que fala que nao precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.


isabela França 8b

Daniela Garcia 8A disse...

Eu acho que para a pessoa ter um bom ano novo não precisa de muitas coisas...
Só precisa viver a vida de forma com que não atrapalhe a vida alheia...
Trabalhe para viver, e não viba para trabalhar...
Não pense só em si mesmo, seja solidário com quem precisa...
Viu, ter um bom Ano Novo não é assim tão difícil!!!

wesley 8A disse...

eu gostei do comentario e penso assim um ano novo e uma nova chance de ver as coisas que você
fez de errado e acerta-las e ser muito feliz

angela - 8ª A disse...

Pra mim tudo que nós desejarmos pra gente
Nem tudo é do jeito a gente espera que seja ou do jeito que a gente quer
O certo é termos certeza de que o que nós estamos fazendo é o certo e planejar tudo assim é perca de tempo pois so o tempo pode dizer o que será de nos ou ate o destino poderá escrever o nosso caminho.

wesley 8a disse...

eu gostei muito e acho que ano novo e para ver as coisas que você
fez de errado e tentar acerta-las
e ser muito feliz

wesley 8a

João Ricardo disse...

EU ACHEI ESSA RECEITA UMA DELICIA RSRSRS.
MA STEM MUITA GENTE QUE NÃO FAZ ISSO, SÓ ARRUMA BRIGA E ETC...

higor 8a disse...

O texto é muito legal e mostra que a gente tem que mudar

higor sincler

higor 8a disse...

o texto é legal e mostra que a gente tem que mudar

Ana L.Vergatti disse...

Eu achei que o texto retrata uma boa verdade. Porque tantas pessoas prometem coisas que vão fazer naquele ano, mais acabam não fazendo e no final se arrependem. Nesse novo ano eu acho que ele quis dizer que as coisas tem que ser novas, não ficar se preocupando com coisas tolas, o que for acontecer,acontecerá.

Elen e Thamiris 8ªA disse...

O texto fala sobre o que a maioria das pessoas desejam para um ano novo cheio de conquistas e de alegrias, por isso eu gostei tanto dele pelos nossos desejos de um bom ano.
Desejo um belo
ano novo a todos!♥

Elen e Thamiris 8ªA

tamara 8A disse...

É bonito mas não gostei porque eu nao sou muito chegada a poemas,porque eu não acho interesante poemas.

Tamara 8A

Stefany e Ester disse...

Achei que essa receita, é uma ótima receita pra um começo de ano.O texto é bem complexo e bem claro... Realmente tá muito bom!!

Anônimo disse...

eu achei essa receita boa,para um começo de ano é bem facil e eu gostei.
Muito boa!

Ana Carolina disse...

O texto "receita de ano novo" relata formas divertidas de iniciar o ano, de forma ativa, animada ,saudável, diferente de fazer coisas desnecessárias e desagradável e não convencionais, mostra que podemos iniciar o ano de cara limpa de forma positiva e sem exagerar.

Ana Carolina Xavier Cruz

Daiane, Stephanie disse...

Se no ano novo você não faz nada que possa faze-lo,feliz.
espire as coisas do mal,e joga as tristezas pra fora do seu coração.

Kelly e Rafaela disse...

Essa poesia é muito bonita porque as rimas deixam as pessoas com o coração cheio de bondade.

Kelly de Oliveira Ling e Rafaela Quaino Sabino da Silva - 5ªC

Qual seleção vencerá a Copa da África?

Ou