domingo, 10 de agosto de 2008

A importância do nosso passado

Nossas lembranças, nossas heranças coletivas, enfim, o nosso passado são elementos essenciais que nos permitem construir uma identidade com a sociedade em que vivemos. O patrimônio cultural brasileiro pode ser visto como aquilo que nos faz sentir e compartilhar o sentimento de pertencer à sociedade brasileira!
Desta forma, as casas de uma rua, o tipo de calçamento, bem como artefatos e pinturas são patrimônios da cultura na medida em que a sociedade valoriza como representação da sua história. Do mesmo modo podemos pensar como patrimônio, uma floresta, uma mata atlântica, uma árvore simbólica, como o pau-brasil, as manifestações literárias como livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, ou as tradições de um povo, como o Carnaval. Estudar o patrimônio cultural é aprender sobre os diferentes modos de criar,
fazer e viver das pessoas em épocas passadas e no presente, que nos ajudam a entender e refletir sobre a história mais ampla na qual estamos inseridos e a nos tornar mais conscientes no papel ativo de transformação que está em nossas mãos.

Nenhum comentário:

Qual seleção vencerá a Copa da África?

Ou