domingo, 28 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Em quase cinqüenta anos de existência, a Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela ONU em 1959, parece ainda não fazer parte da nossa realidade, principalmente quando se refere aos artigos quinto e nono, que tratam da proteção contra o abandono, exploração e da educação da criança com necessidades especiais. Numa época em que os direitos humanos são violados de todas as formas , nós educadores nos vemos como um dos principais agentes de mudança desse quadro, já que a escola tem também como obrigação,fazer com que toda a legislação que trata dos direitos individuais e coletivos seja cumprida. Foi com bastante esperança e idealização que neste ano propusemos, enquanto coordenação, que a questão dos
direitos das crianças, adolescentes e adultos excluídos fossem discutida pelo grupo de educadores, que embora ainda com visões e opiniões bastante diferenciadas, acredita e luta pela escola inclusiva, em sua maioria. Como o assunto é polêmico e deve ser tratado com seriedade e conhecimento, convidamos palestrantes para abordar temas como Diversidade Cultural, TDAH, Disciplina e Inclusão nas nossa reuniões pedagógicas, para discutir com especialistas as maneiras possíveis do trabalho pedagógico ser compromissado com todos os alunos. Muito tem ainda que ser discutido e feito, mas pretendemos criar oportunidades de avançar teórica e praticamente nos próximos tempos.

Isaura M. V. Carreiro
Coordenadora Pedagógica

Um comentário:

Celso Leite News disse...

Você tem toda razão. Já é hora da inclusão fazer parte do nosso dia-a-dia.
Profª Célia

Qual seleção vencerá a Copa da África?

Ou